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Planos de Saúde Empresariais

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Pode haver diferença entre os preços dos planos?
Os preços dos planos de saúde variam de acordo com a cobertura definida no
produto (ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, odontológica) e com o
tipo de rede oferecida. Além disso, a ANS estabeleceu faixas etárias para variação dos preços.

 

O que é uma operadora de plano de saúde?
Operadora de plano de saúde é a pessoa jurídica que opera plano privado
de assistência à saúde. Operar planos de saúde significa colocar à
disposição para venda e administrar esses planos.

Quais os tipos de planos de saúde existentes no Brasil?
As opções de planos de saúde no País são de acordo com os tipos de coberturas
oferecidas. As coberturas são segmentadas em ambulatorial, hospitalar com ou sem
obstetrícia e odontológica. As coberturas mínimas para cada uma dessas segmentações
é definida pela ANS no “rol de procedimentos e eventos em saúde”.

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O que é plano coletivo empresarial?
Os planos coletivos empresariais são aqueles contratados por pessoas jurídicas, constituídos
ou formatados para uma população delimitada e vinculada à pessoa jurídica por
relação empregatícia ou estatutária. Caso haja previsão contratual podem ser ainda incluídos
os sócios e administradores da pessoa jurídica, os seus demitidos sem justa causa
e aposentados que foram vinculados à pessoa jurídica e participavam do pagamento da mensalidade.
Podem ser incluídos como dependentes, desde que previsto contratualmente,
o grupo familiar do beneficiário titular filhos, enteados, cônjuge ou companheiro.


Quais os tipos de produtos oferecidos para microempresas?
As operadoras têm lançado produtos voltados para consumidores diferenciados,
considerando as necessidades e o perfil de utilização de cada público. Nos últimos
anos, com a estabilidade econômica, a procura por esses produtos vem crescendo.


O que é estipulante?
É a pessoa jurídica que contrata o plano coletivo empresarial ou por adesão, ficando
investida dos poderes de representação do grupo de beneficiários e responsável
pelo pagamento das mensalidades.


O que é beneficiário/segurado?
É a pessoa física que tem direito às coberturas previstas no contrato do plano de saúde.
Pode ser o titular ou o dependente. No caso do plano individual, o beneficiário titular
é o contratante e responsável pelo pagamento das mensalidades. No plano coletivo,
ele é o responsável pelo vínculo com a pessoa jurídica contratante do plano de saúde.

CORRETORA OU VENDEDORES DE PLANOS DE SAÚDE

Vendas e Relacionamento com Clientes – prospectar clientes, demonstrar os
benefícios dos produtos e fechar vendas é a base do negócio da corretora. Manter
clientes satisfeitos, dispostos a renovarem os seguros e manterem seus planos
constitui-se na razão de ser da corretora, pois só assim que ela garantirá sua
existência.

O que é Cobertura Parcial Temporária (CPT)?
É a suspensão da cobertura de eventos cirúrgicos, internações em leitos de alta tecnologia
(unidades de tratamento intensivo), e procedimentos de alta complexidade
(hemodiálise, cateterismo, etc.), se vinculados à doença preexistente por um prazo
máximo de até 24 meses de vigência do plano.

Qual a vigência dos contratos?
Nos planos empresariais, a vigência mínima é de 12 meses, com renovação
automática, por igual período. Nos planos coletivos, a vigência mínima é de 12
meses, com livre negociação para renovação.

O que o beneficiário deve fazer para cancelar o contrato de plano de saúde?
Nos planos individuais e familiares, o titular pode cancelar o contrato a qualquer tempo,
por qualquer motivo (art. 4º, I, do Código de Defesa do Consumidor e art. 421 do
Código Civil). Deve seguir as regras de rescisão que estão em seu contrato. No caso
de um contrato coletivo, a responsabilidade do cancelamento é da estipulante ou da
operadora. As condições de rescisão devem constar no contrato. Para exercer o direito
de cancelar o contrato, uma das partes deverá enviar prévia notificação à outra
parte com antecedência mínima de 60 dias.

Como funcionam as regras de reajustes dos planos de saúde?
Existem dois tipos de reajustes: anual e por mudança de faixa etária. Os reajustes
são nas datas de aniversário dos contratos. A ANS determina o índice
máximo de reajuste anual dos planos individuais e familiares. Os reajustes
por mudança de faixa etária desse tipo de plano ocorrem apenas quando o
beneficiário muda de faixa e devem estar previstos no contrato.

Se coincidirem a mudança de faixa etária e o aniversário do plano, o beneficiário
terá dois reajustes?
Sim. O reajuste por mudança de faixa etária ocorre cada vez que o beneficiário passa
de uma das faixas pré-definidas para a seguinte e o reajuste anual é aplicado no mês
de aniversário em que o contrato foi firmado pela operadora.

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